Foi publicada a Orientação Técnica n.º 2/2025, sobre a Conclusão de Qualificações de nível 5 em Cursos de Especialização Tecnológica (CET) na transição para o novo Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), por parte de formandos que tenham realizado parcialmente um CET, ou estejam ainda a realizar um CET e pretendam concluir a qualificação na mesma modalidade, mas com o novo referencial de qualificação.
No contexto de transição para o novo CNQ, organizado em qualificações baseadas em resultados de aprendizagem, o referencial de competências é o elemento nuclear na componente tecnológica da qualificação, o que representa uma mudança de paradigma no sistema de educação e formação, com implicações na gestão curricular e pedagógica da formação.
O novo CNQ aposta no aumento do número de qualificações intermédias altamente especializadas, de nível 5, o que vai permitir aumentar a oferta de CET.
A transição para o novo CNQ tem como referência a matriz de correspondência do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) que permite mapear as alterações introduzidas nas qualificações de nível 5.