FAQ Cursos Artísticos Especializados
Disponibiliza-se um conjunto de FAQ que visam esclarecer as dúvidas de escolas e docentes relacionadas com a operacionalização dos Cursos Artísticos Especializados. Sempre que necessário as FAQ serão atualizadas.
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No atual contexto, podem ser realizadas atividades formativas presenciais no âmbito dos Cursos de Educação e Formação (CEF), dos Cursos Profissionais (CP) e dos Cursos Artísticos Especializados (CAE)?
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A frequência de ações de formação pode contabilizar para as horas de Formação em Contexto de Trabalho?
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No caso de alguns dos alunos de turmas de 1º e/ou 2º ano (10º e/ou 11º ano) de CP, CEF ou CAE não conseguirem realizar as horas de formação em contexto de trabalho previstas no plano curricular, é possível que as cumpram no ano seguinte da sua formação, mantendo o plano para os restantes alunos? Ou seja, é possível que, no próximo ano letivo, uma determinada turma tenha alunos com diferentes horas para cumprir em FCT?
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Na impossibilidade de todos os alunos de uma mesma turma de CEF/CAE/CP, em anos não terminais, realizarem a totalidade de horas de FCT previstas no plano curricular, poderão alguns desses alunos concluir a FCT no ano seguinte?
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É necessário recolher evidências do incumprimento das horas por parte das entidades, para não responsabilizar os alunos em causa?
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Com a publicação do Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, podem realizar-se provas globais nos cursos básicos das áreas da dança e da música?
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Como podem realizar-se as provas de seleção e de acesso aos cursos artísticos especializados das áreas da dança e da música?
Documentos Orientadores
Neste separador poderá encontrar um conjunto de recursos e de documentos orientadores para os cursos artísticos especializados.
- Documento enquadrador da elaboração das Aprendizagens Essenciais para os Cursos Profissionais e para os Cursos Artísticos Especializados intitulado “Currículo do Ensino Secundário. Cursos Profissionais e Cursos Artísticos Especializados. Para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos”;
- Roteiro “Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021” constitui-se como uma ferramenta de apoio às escolas na planificação do ano letivo 2020/2021. Propõem-se, deste modo, neste roteiro, várias medidas de apoio e de recuperação das aprendizagens a implementar, em função dos contextos, no próximo ano letivo, em todas as escolas e agrupamentos, numa necessária articulação com as várias comunidades educativas;
- Avaliação Pedagógica: “Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais” é um texto de apoio à formação, escrito no quadro do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA), sob os auspícios do Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Assume, como finalidade principal, clarificar as razões (de natureza epistemológica e organizacional) que conferem uma relevância central à necessidade do desenvolvimento da Avaliação Pedagógica e, muito em particular, das práticas da Avaliação Formativa no universo dos Cursos Artísticos Especializados de nível secundário conferentes de dupla certificação (CAE) e dos Cursos Profissionais (CP). A Avaliação Formativa é entendida nos termos em que é apresentada no âmbito das publicações e da formação desenvolvidas pelo Projeto MAIA.
#EstudoEmCasa
Neste separador encontrará um conjunto de recursos do Projeto #EstudoEmCasa para complementar o trabalho dos professores dos cursos profissionais com os seus alunos.
São disponibilizados conteúdos organizados em blocos temáticos por ano do ciclo de formação, para disciplinas das componentes de formação sociocultural e científica dos cursos profissionais variadas propostas de trabalho interdisciplinar, transmitidos diariamente através da TDT e dos canais de Cabo e disponibilizados na RTP Play. Também podem ser acedidos através da App.
Os blocos semanais estão organizados em sequências temáticas que podem ser abordados sequencial ou isoladamente, ser utilizados como reforço das aprendizagens num contexto dentro e fora da sala de aula, do trabalho autónomo dos alunos e para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores.
É disponibilizado o Roteiro “9 Princípios Orientadores para o Acompanhamento dos Alunos que recorrem ao #EstudoEmCasa (2020/2021)”.
É disponibilizado um conjunto de FAQ #EstudoEmCasa.
E@D
Neste separador encontrará um conjunto de orientações relativas à implementação do Ensino a Distância (E@D) nos cursos artísticos especializados, bem como vários materiais e recursos de apoio à atividade docente.
O Roteiro “Princípios orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância” disponibiliza um conjunto de orientações e de princípios para a organização da avaliação em contexto de E@D, juntamente com exemplos de instrumentos e de técnicas de avaliação.
O Roteiro “Contributos para a implementação do Ensino a Distância nas Escolas” constitui-se como uma ferramenta de apoio às escolas na implementação do Ensino a Distância.
Este roteiro é acompanhado de um conjunto de Recursos de Apoio, como por exemplo, Planificações Semanais de Trabalho (Hiperligações), quer para alunos, quer para docentes, sendo apresentados vários exemplos de organização de trabalho interdisciplinar, nomeadamente de DAC, em E@D, de planos de trabalho semanal e de planificações de atividades em regime de E@D:
Hiperligações Externas
Neste separador disponibiliza-se um conjunto de hiperligações externas pertinentes para o apoio aos professores na operacionalização dos Cursos Artísticos Especializados.
A Biblioteca escolar no plano de E@D
Orientações para utilização de tecnologias de suporte ao ensino à distância
Educação Física à distância de um clique
Orientações para o trabalho das EMAEI na modalidade E@D
Ciclo de webinares: Reflexões e Práticas E@D
Schooleducationgateway.eu